ARMAZÉNS
A aplicação sistemática dos conceitos de 5S pode minimizar muito as perdas implícitas de problemas.
A metodologia 5S foi desenvolvida por Kaoru Ishikawa, na década de 1950, no Japão. A sua criação teve como finalidade acelerar a organização e a recuperação da economia do país, arrasado no pós-guerra. Os resultados foram tão bons que, até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade no Japão. A aplicação sistemática dessa metodologia, por si só, leva à melhoria contínua. Devido às suas características, as pessoas começam a entender melhor os processos, a importância de suas atitudes dentro do resultado final, além de enxergar mais facilmente como melhorar os processos existentes.
Armazéns eficientes são aqueles que operam de maneira enxuta, sem prejudicar o nível de atendimento aos clientes internos e externos, com redução de custos, tempo e materiais desnecessários.
O sucesso do programa, nas operações de armazenagem, dependerá muito do correto uso da metodologia e do profundo conhecimento das operações. Apesar da praticidade, objetividade e simplicidade da metodologia do 5S, ele atua na maneira como as atividades do armazém são realizadas, busca uma rotina ágil, porém organizada, padronizada, enxuta e, para tal, as rotinas, há muito tempo realizadas, poderão ser modificadas e deverão ser entendidas e abraçadas pelo time. Esse é o grande desafio da metodologia 5S, proposta pelos japoneses, que busca a conscientização de melhores práticas, construindo essa conscientização, em conjunto com todo o time, desde a alta direção até os profissionais da base operacional.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.